5 dicas para concurseiros de primeira viagem

Segunda, 1 de Outubro de 2018

A cada ano que passa aumenta o número de interessados em fazer um concurso público, seja por estabilidade profissional, salários vantajosos ou flexibilidade na carga horária de trabalho. De acordo com a ANPAC (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos), o crescimento deste mercado chega a 40% ao ano. 

Porém, muitos não têm o conhecimento e nem as orientações necessárias para atingir seus objetivos. Não sabem por onde começar a preparação, o que aumenta as chances de estratégias inadequadas de estudo.

Confira as 5 dicas para encurtar o seu caminho até a aprovação no concurso público, elaboradas por especialistas para concurseiros de primeira viagem.

1 – Escolha uma área

Para ser aprovado em concursos públicos, a primeira coisa que você deve saber é qual o concurso que pretende fazer, definir uma área ou um concurso específico. Quando você escolhe uma área, estuda as disciplinas comuns ou básicas, dentro da área que escolheu. Tenha em mente também o cargo que deseja. Isso facilitará a sua curadoria de material e fará com que você consiga se manter focado. É importante que você verifique as exigências da vaga que deseja.

2 – Mantenha-se bem informado

Diversos concursos públicos exigem que o candidato esteja antenado com os acontecimentos do momento, sejam elas nacionais ou internacionais. Verifique nos editais anteriores se a disciplina de atualidades foi cobrada nas provas. Visite portais de notícias todos os dias.

3 – Monte sua grade de estudos

Para que você consiga se organizar é muito importante montar um quadro de horários em que você listará os dias da semana, horários do dia e disciplinas a serem estudadas nos períodos “livres” (fora do tempo para dormir, levar ou buscar o filho na escola, resolver assuntos importantes, entre outros). Pelo menos 3 horas. Melhor ainda se conseguir estudar sozinho por mais 2 horas, lendo, relendo e revisando a matéria. Comece o estudo pelas matérias que tem menos afinidade e depois passe para a disciplina que mais gosta. Quando começar a se cansar, esta estratégia trará motivação para continuar seus estudos.

4 – Fuja de todas as expectativas negativas

Evite pensamentos do tipo: “não consigo estudar”, “odeio esta matéria”, “não sei como alguém consegue aprender isto”. Fuja também de pessoas negativas. Comente só para os amigos mais próximos que está estudando para concurso, e peça para que eles te ajudem nesta jornada. Tenha pensamentos e pessoas positivas ao seu redor, pois com isso você conquistará a sua aprovação. 

 

5 – Nada de ansiedade

Você precisa controlar a sua ansiedade, pois falhar nesta tarefa é um dos principais motivos que levam diversos concurseiros à desistência. Aposte em amizades positivas e tenha um diálogo constante com seus familiares. Estude com constância até a saída do edital, separando momentos de lazer e descanso. Combine seus estudos com uma vida social e familiar equilibrada, pois isso o ajudará a manter-se motivado. O caminho até a aprovação exige persistência e constância.

Com essas primeiras dicas, esperamos que você consiga trilhar seu caminho para a aprovação. Fique ligado em nosso blog! Aqui você verá muitas dicas de estudo, notícias sobre os concursos mais procurados e tudo sobre este mundo de um concurseiro. Cadastre-se em nosso site e dê uma olhada em nossos cursos e nos professores que estão conosco, nós temos a Fórmula da sua aprovação.