Dicas para manter o foco e a motivação nos estudos

Segunda, 24 de Junho de 2019

Dicas para manter o foco e a motivação nos estudos

Estudar para o concurso sem perder o foco pode ser bem difícil. Em especial quando as matérias são aquelas consideradas chatas. Se sentir desmotivado é normal, principalmente por tantas cobranças que os concurseiros sofrem. Por isso, reunimos algumas dicas que podem ajudar você a manter o foco e a motivação nos estudos.

  1. Estabeleça metas realistas

Definir metas é fundamental para cumprir qualquer objetivo. Essa regra não muda quando o assunto é estudar para ser aprovado no concurso. Pegue um papel e uma caneta para começar a anotar todas as metas. Por exemplo: Preciso fazer a prova anterior do mesmo concurso até 15 dias antes da minha prova.

  1. Tenha um controle físico para acompanhar seu progresso

Você pode optar por um caderno, uma planilha no computador ou um celular. O importante é que você anote todo o seu progresso nos estudos para ter certeza que está cumprindo os prazos das suas metas. Além disso, você não terá aquela sensação de que estudou, estudou e estudou, mas não fez nada.

  1. Tenha foco nos objetivos de longo prazo

Não importa quanto tempo falta para o dia da sua prova e nem se o edital já está disponível. Quando você tem um objetivo precisa focar desde o momento que decidiu conquistá-lo. Além disso, é importante pensar no que deseja caso seja aprovado no concurso, isso fará você manter o foco nos seus estudos.

  1. Tenha ao seu redor pessoas que te motivem

É normal encontrar pessoas totalmente negativas e que não conseguem conquistar nada por elas mesmas. Muitas delas tentarão fazer o mesmo com você, então, não permita que essas pessoas fiquem ao seu redor para te desmotivar. Fique ao lado de pessoas que te motivem e acreditem em você.

  1. Monte um sistema de compensações

Muitas pessoas acham errado o sistema de compensação por pensarem que é obrigação. Porém, essa pode uma excelente estratégia para chegar aos seus objetivos com mais foco. Então, separe suas metas em curto e longo prazo. Assim que for completando cada uma delas, você receberá a compensação e vai atualizando o sistema.

Nada de perder o foco e a motivação nos estudos!