A vida tá corrida? Confira dicas para otimizar seu tempo de estudo!

Segunda, 24 de Setembro de 2018

Nesta vida de luta, quem quer “ser alguém na vida” é necessário suar! Escolher fazer concurso público é só pra os corajosos e que sabem que a vida de um concurseiro não é nada fácil. Além de ter uma vida familiar e social, a maioria ainda precisa trabalhar para se sustentar e sustentar seus estudos. Com todas essas responsabilidades como fazer para melhor se organizar e conseguir dar conta de todas as responsabilidades? Nós do Fórmula separamos algumas dicas valiosas para te ajudar passar por esta fase de estudo intensivo sem sair do foco por causa das outras atividades do cotidiano.

1ª dica: ORGANIZAÇÃO

Se organizar é o primeiro passo e extremamente importante para o decorrer de sua rotina de estudos. Faça uma lista de TODAS as tarefas que você normalmente faz no dia-a-dia e depois risque aquelas que NÃO SÃO IMPRESCÍNDIVEIS, ou seja, assistir uma série, jogar futebol, ver novela, ficar horas nas redes sociais etc. É necessário entender que estudar para o concurso é a sua prioridade agora e o tempo que você gastaria fazendo essas coisas serão transformadas em horas de estudo.

Faça também uma planilha com:

  • A matéria que vai estudar
  • Qual horário
  • Por quantas horas

 

2ª dica: APROVEITAMENTO DO SEU TEMPO

Sabe aquele tempo que você gasta no ônibus, metrô, trem etc indo para o trabalho ou curso? Este tempo é precioso para por aquela leitura em dia, assistir algum vídeo-aula ou revisar matéria. Fazendo assim, você consegue não deixar de estudar durante os dias corridos mesmo tendo que ir trabalhar.

3ª dica: PRATIQUE EXERCÍCIOS E DURMA BEM

Sabemos que a rotina do concurseiro é frenética e o tempo vale ouro, mas se você não se cuidar a posse jamais vai chegar. Tire uns dias na semana para praticar exercícios, não precisa passar horas na academia, mas 30 minutos de caminhada lhe fará muito bem. Dormir é algo extremamente importante também, se você não dormir adequadamente nem adianta tentar estudar n próximo dia pois não haverá rendimento nenhum. Sua mente necessita estar descansada para absorver conhecimento.

4ª dica: ESTUDE AOS FINAIS DE SEMANA, FERIADOS E FÉRIAS

Siiim! É isso mesmo! Pense assim: pra que vou curtir meu tempo livre agora, se posso curtir daqui a algum tempo só que com dinheiro no bolso? (HAHA)

Mas é isso, invista o seu tempo agora, pois o retorno mais tarde é maravilhoso! A vida não é tão corrida diariamente? Estudar correndo é ruim, nos transportes públicos pior ainda, então aproveite o tempo que você tem livre em casa para se dedicar 100%! Os finais de semana, feriados e férias são os melhores períodos para o avanço!

Em breve voltaremos com mais dicas de estudo para o seu cronograma, fique ligado!