Como estudar às vésperas da prova

Terça, 16 de Outubro de 2018

O dia da prova vai chegando e com ela a ansiedade, o nervosismo e a tensão vêm juntos, porém é preciso manter o foco e aproveitar os últimos minutos para se preparar de forma produtiva e objetiva. A prova do Ministério Público da União (MPU) acontece no próximo domingo e neste texto vamos trazer algumas maneiras para você se preparar para o grande dia.

  • Escolha um lugar tranquilo

Assim como toda sua trajetória de estudos, nos dias que antecedem a prova, a escolha de um lugar calmo é muito necessária. Você precisa de sua concentração e tranquilidade máxima. Neste “cantinho” deixe água e lanches por perto, uma música ambiente também ajuda a manter o foco pra quem não gosta de silêncio total.

  • Foque nos assuntos mais importantes

Este é o momento de dar aquela revisada nos assuntos mais vistos em provas anteriores, naquela matéria que você mais tem dificuldade de absorção, nos pontos mais falados pelos professores em sala de aula e na famosa decoreba, que são aquelas fórmulas, datas e questões que exigem que você tenha fixado na mente.

  • Leitura Dinâmica

Leia os pontos chaves dos assuntos, faça isso em voz alta e repita sempre que achar necessário, assim seu cérebro absorve mais rápido a informação. Paralelamente faça resumos, escrever te ajuda a memorizar e fixar o conteúdo, deixe a vista o que não deve ser esquecido. Criar musiquinhas também é um bom macete de memorização, vale a pena tentar.

  • Pratique!

Faça provas anteriores, resoluções dos temas que mais vistos, simulados etc. Tente fazer tudo isso sem consultar o seu material de estudo, assim você testa seu conhecimento e avalia seu desenvolvimento. Consulte os resumos somente após praticar bastante, analise quais foram os erros e corrija-os para que eles não aconteçam na prova.

  • Estude com os amigos e participe dos intensivos do seu curso

Apesar da concorrência, estar com pessoas com o mesmo objetivo que o seu, faz bem. Junte os amigos para discutir ideias sobre a prova, aprender com o outro, tirar algumas dúvidas e relaxar. Participar das aulas intensivas do seu curso é fundamental. Neste momento, os professores dão dicas valiosas para o grande dia, te ajudam a focar e a não esquecer de pontos cruciais da prova, das pegadinhas e dos macetes.

  • Relaxe!

Durma e se alimente bem um dia antes da prova, tente manter a tranquilidade, esteja confiante, você estudou para isso! Se o resultado não for o esperado, pense que  você subiu um degrau, na próxima estará mais perto da posse!

Fique ligado em nosso blog para receber dicas e notícias sobre os concursos que estão em alta.