Como estudar em lugares barulhentos

Segunda, 8 de Outubro de 2018

Tá difícil encontrar um lugar com silêncio para estudar? Seu vizinho adora um som alto, o outro resolveu fazer obra, dentro de casa é todo mundo falando e no trabalho a calmaria que você precisa é a última coisa que você tem. Sabemos bem como é isso! Neste texto vamos te dar algumas dicas para fugir dessas situações ou se adaptar da melhor forma a elas.

  1. Use tampões ou fones que anulem o som

Há pessoas que gostam de estudar com música ao fundo, neste caso, ouça uma música do seu agrado no fone de ouvido e abafe o som que está ao seu redor. Existem tampões e fones que são próprios para anular os ruídos, o primeiro é mais barato e fácil de encontrar o segundo é um pouco mais caro, mas tem gente que os prefere. Tudo depende da sua adaptação e preferência. Não esqueça de explicar para as pessoas em volta que você precisa se concentrar e por isso vai ficar um pouco “off” por causa dos fones/tampões e que caso elas queiram falar com você algo que seja muito importante, que toquem no seu ombro ou façam algum movimento mais brusco para chamar sua atenção.

  1. Escolha do melhor horário pra estudar

Em quais horários os ruídos ficam mais altos? Neste momento, procure estudar as matérias de fácil entendimento ou aquelas em que você está mais tranquilo (a). Se estiver no trabalho, use os intervalos para ir a algum espaço que esteja menos barulhento, caso não seja possível, o melhor é a aceitação e adaptação. Aceite que você não pode mudar o que está acontecendo em volta e que seus estudos não podem parar por isso, se esforce ao máximo para produzir nem que seja um pouco.

  1. Ouça sons específicos

Além das músicas do seu gosto, caso você consiga se concentrar e escutar música ao mesmo tempo (cuidado pra não por os fones muito altos e atrapalhar o coleguinha rs), é eficaz ouvir alguns sons estratégicos, como por exemplo, os ruídos brancos que servem para bloquear ruídos de fundo. Eles são muito usados com bebês e têm características que te fazem relaxar e se concentrar. Existem os ruídos marrom, cinza e rosa, que você pode procurar na internet e escolher qual prefere.

  1. Separe um tempo pra relaxar

É estressante tentar estudar e não conseguir por causa do barulho, quando se sentir estressado(a) e com raiva dê uma pausa, seu cérebro necessita disso. Vá ao banheiro, beba uma água, faça uma caminhada pela casa ou pelo trabalho. Reserve alguns minutinhos para o seu relaxamento e volte ao trabalho quando se sentir melhor e mais tranquilo(a). Uma técnica muito boa é se sentar confortavelmente em uma cadeira, respirar profunda e lentamente, esperar seu corpo se acostumar ao estado de relaxamento e fazer algo por 10 minutos que te deixe mais relaxado. É bom também, ainda sentado(a) na cadeira, esticar seus músculos, mover a cabeça para os lados para cima e para baixo, mover os ombros e torcer mãos e pulsos. Funciona mesmo!

Fiquem ligados em nosso blog para receberem mais dicas e notícias sobre os concursos que estão bombando.