PEF Magistério - Professor Anos Iniciais - Turma Teoria Intensiva

Sobre o Curso:

Data prevista para início do curso Presencial Sábado: 08/06/2019
Horário Sábado: Das 08h às 17h30  


Data prevista para início do curso Presencial Durante a semana - Noite: 12/06/2019
Horário durante a semana: Das 18h15 às 21h30 - Segundas, quartas e sextas (Podendo ocorrer em outros dias da semana)    



Tempo de acesso EAD: Até 10 dias após a prova

Carga Horária aproximada: 75h
Aproximadamente 2 meses e meio de curso

* Podendo ser estendido

Por que estudar para esse concurso? 

São 210 vagas destinadas ao cargo de professor de ensino fundamental – Anos Iniciais. Podem concorrer profissionais de curso normal ou licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A remuneração inicial é de R$ 5.712,97 mais benefícios.

 

Por que estudar no Curso Fórmula? 

Nossos cursos são compostos pelos melhores professores do mercado. 
A grande maioria já leciona há mais de 10 anos na área de concursos públicos e muitos já estiveram na posição em que você está hoje, logo, entendemos as suas necessidades como aluno.
As aulas têm um período médio de duração de 3 horas no presencial. Já no online, a mesma aula é dividida em blocos de aproximadamente 30 minutos para facilitar a visualização e aprendizagem.
No curso presencial, possuímos uma estrutura física climatizada nas salas de aula, banheiros feminino e  masculino, sala de atendimento, lanchonete (para lanches ou guardar suas refeições) e muito mais.
O curso online se tem o acesso pelo portal do aluno. 
As aulas ficam separadas por matérias e são nomeadas de acordo com o tema que o professor abordou. Incluímos também PDFs para acompanhar as aulas. Os vídeos ficarão disponíveis para visualização no portal do aluno em até 72 úteis após as gravações.

Matérias desse curso e seus respectivos professores:

Ciências - Jorge Augusto
Conhecimentos Pedagógicos - Márcia Gil
Discursiva - Márcia Gil
História / Geografia - Jéssica Gonzaga
Matemática - Marcelo Jardim / Renato Oliveira / Anderson Izidoro
Português - André Moraes; Sidney Martins e/ou Jean Aquino

Metodologia:

(Adquirindo esse curso presencial você ganha o online)
Aulas gravadas diretamente da turma presencial
Assista quantas vezes quiser no online
Vídeos com opção de aceleração
Cada aula no online tem a duração média de 30 minutos
Os encontros presenciais têm duração média de 3 horas
Conteúdo digital e apostilas em PDF na sala virtual
Fórum entre alunos para as turmas online
Dúvidas para o professor nas turmas online
Atualização grátis após a saída do edital
Utilize até 2 cartões de crédito na sua compra

*Em razão do quórum mínimo para realização dos cursos, reservamo-nos o direito de transferi-los ou cancelá-los.

*Sujeito à alteração de professores e horários no curso.

  • Calendário
  • Ciências 8 horas
  • Conhecimentos Pedagógicos 16 horas
  • Conteúdo Bônus Matemática - Marcelo Jardim16 horas
  • Discursiva 4 horas
  • Geografia 8 horas
  • História 8 horas
  • Língua Portuguesa 16 horas
  • Matemática - Marcelo Jardim

ANDERSON IZIDORO

ANDRÉ MORAES

JÉSSICA GONZAGA

MARCELO JARDIM

MÁRCIA GIL

SIDNEY MARTINS

LÍNGUA PORTUGUESA

  1. Leitura e compreensão de textos variados.
  2. Modos de organização do discurso: descritivo, narrativo, argumentativo.
  3. Gêneros do discurso: definição, reconhecimento dos elementos básicos.
  4. Coesão e coerência: mecanismos, efeitos de sentido no texto.
  5. Relação entre as partes do texto: causa, consequência, comparação, conclusão, exemplificação, generalização, particularização.
  6. Conectivos: classificação, uso, efeitos de sentido.
  7. Verbos: pessoa, número, tempo e modo.
  8. Vozes verbais.
  9. Transitividade verbal e nominal.
  10. Estrutura, classificação e formação de palavras.
  11. Metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, antítese, ironia.
  12. Gradação, ênfase.
  13. Acentuação.
  14. Pontuação: regras, efeitos de sentido.
  15. Recursos gráficos: regras, efeitos de sentido.

 

MATEMÁTICA

  1. Números naturais: Sistema de numeração decimal. Ordens e classes.
  2. Números reais: Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
  3. Divisibilidade: Múltiplos e Divisores.
  4. Proporcionalidade: Regra de três simples e porcentagem.
  5. Sistema Legal de Medidas: Medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo.
  6. Princípio Multiplicativo.
  7. Volume do cubo e do paralelepípedo retângulo.
  8. Conservação, redução ou ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros.
  9. Planificação de sólidos geométricos.
  10. Identificação de arestas, vértices e faces de um sólido geométrico.
  11. Construção e interpretação de gráficos e tabelas.

 

HISTÓRIA

  1. Transformações e permanências: tempo do indivíduo e o tempo social; tempo cronológico e tempo histórico, características dos sistemas sociais e culturais, registro de tempo ao longo da história.
  2. Ensino de História e direitos humanos: diferenças socioculturais que caracterizam os espaços sociais (escola, a localidade, a cidade, o país e o mundo), reconhecimento, valorização e respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural como fundamentos da vida social; cidadania e tolerância; ensino de História para as séries iniciais do Ensino Fundamental; a disciplina escolar e o saber histórico.
  3. Formação histórica brasileira: o estudo e a análise de situações históricas - o período da colonização, processo de independência, período monárquico, a República, desenvolvimento e consolidação da democracia, inserção no mundo globalizado - reconhecimento e valorização da diversidade, responsáveis pela construção das identidades individual e coletiva; perspectivas da construção do Brasil entre a cidadania e o autoritarismo.
  4. As relações sociais de 34 trabalho ao longo da história: impactos da tecnologia nas transformações dos processos de trabalho, relações entre trabalho e cidadania, trabalho urbano e trabalho rural; escravidão e abolicionismo.
  5. Rio de Janeiro: Espaço, sociedade, política e cultura no município do Rio de Janeiro.

 

GEOGRAFIA

1.A Educação Geográfica e o Ensino Fundamental: o papel da Geografia na sociedade contemporânea e na formação do indivíduo.

  1. Habilidades específicas para a alfabetização geográfica: lateralidade, proporção, temporalidade, percepção sensorial, percepção do ambiente físico e da paisagem, percepção social e identitária e noções de sociedade, cidadania, lugar, espaço e território.
  2. Os processos da dinâmica natural (geológicos, geomorfológicos, climáticos, hidrológicos, botânicos) e as formas espaciais resultantes.
  3. Fundamentos da Cartografia: orientação e localização, convenções, escalas, projeções, formas de representação espacial e fusos horários.
  4. Fundamentos da Demografia: distribuição espacial da população, dinâmicas do crescimento demográfico, estrutura populacional, movimentos populacionais, desigualdades socioeconômicas e questões étnicas e de gênero.
  5. O universo do trabalho: os setores da economia, as atividades econômicas, as profissões, a relação cidade/campo.
  6. Sustentabilidade: aproveitamento 35 econômico e gestão dos recursos naturais, problemas ambientais resultantes, iniciativas para a conservação do meio ambiente e responsabilidade social e individual.
  7. As diferentes escalas de organização espacial e regional: residência, rua, bairro/comunidade, cidade/munícipio, estado, regiões, país, continente e mundo.

CIÊNCIAS

1.Educação em ciências: conteúdo e metodologia.

  1. Alfabetização e letramento científico.
  2. Histórico do ensino de Ciências Naturais: fases e tendências dominantes.
  3. Ciências Naturais e Cidadania.
  4. Ser humano e saúde.
  5. Matéria e Energia.
  6. Vida e Evolução.
  7. Terra e Universo.
  8. Recursos tecnológicos
  9. Estados físicos da matéria e mudanças de estado físico
  10. Educação Ambiental no ensino fundamental.
  11. A Pedagogia de Projetos no Ensino de Ciências.

 

FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS E POLÍTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Fundamentos Legais da Educação Brasileira:

Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98 e Resoluções 02 CNE/SEB/98 e 01 CNE/SEB/06.

Base Nacional Comum Curricular: Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Lei Federal nº 10.793, de 01/12/2003 – Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014.

Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.

Lei Federal nº 10.639/03 – Altera a Lei no 9.394,de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Lei Federal nº 11.114, de 16/05/05 – Altera os artigos 6º, 30, 32 e 87 da Lei 9394/96, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade.

Lei Federal n° 11.274, de 06/05/06 - Altera a redação dos artigos. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade.

Lei Federal nº 11.645, de 10/03/08 – Altera a Lei 9.394/96, modificada pela Lei 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Lei Federal nº 12.976, de 04/04/2013 - Altera a Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dá outras providências.

Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

Lei Federal nº 13.478, de 30 de agosto de 2017. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para estabelecer direito de acesso aos profissionais do magistério a cursos de formação de professores, por meio de processo seletivo diferenciado.

Resolução nº 4/10 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução nº 7/10 Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 11/2010 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

Fundamentos Teóricos da Educação:

  1. Perspectiva Histórica da Educação.
  2. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação.
  3. Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem.
  4. Currículo.
  5. Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural.
  6. Interdisciplinaridade.
  7. Letramento no cotidiano escolar.

Instrumentos Pedagógicos do Ensino e da Aprendizagem:

  1. Projeto Político Pedagógico.
  2. Planejamento.
  3. Avaliação: função, objetivos e modalidades.
  4. Projeto didático.
  5. Metodologias de Ensino.
2 Opções de Compra